top of page
Foto do escritorcarlosalmeidagesto

A SACRALIDADE DO MATRIMONIO

"Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará". Hb. 13:4

"...Estas são as três funções básicas da união do homem com a mulher: unificação, recreação e procriação. Na unificação, os dois se tornam uma só carne, o que as Escrituras Sagradas repetem por diversas vezes. Um viverá em torno do outro, para o outro e com o outro. Na recreação, o ato conjugal deve ser um prazer, e nunca um tormento ou sofrimento. Os dois, marido e mulher, devem sentir-se satisfeitos e alegres de se completarem neste ato. E também na recreação o casal sempre renova a união, recriando o vínculo matrimonial. Caso esta recreação não seja constante, a tendência é que o casamento se acabe. Nisto percebemos que os casais precisam sempre se recrear, dando continuidade à união que um dia foi iniciada. Na procriação, o casal vê o fruto da sua união e recreação, e as possibilidades de se procriarem, cumprindo assim o mandamento do Senhor. Não há necessidade de haver prole para manter a união do casal, todavia os filhos sempre criarão um vínculo ainda mais profundo entre os dois, que por certo experimentarão o prazer de sentir-se capazes e úteis para a procriação...( Osmar José da SILVA. Reflexões filosóficas de eternidade a eternidade, v.2, p.139).

NOSSO COMENTÁRIO

Por muito tempo o SEXO foi considerado algo pecaminoso, até mesmo entre casais cristãos havia certos pudores sem sentido. Atribuía-se o pecado do Primeiro casal como se fosse pecado sexual, pura tolice! Com o tempo aprendemos que o sexo é criação divina, ele embora sendo algo praticado "na carne" (Veja cantares de Salomão) tem um elevado grau de espiritualidade envolvida. Observamos na palavra que o casamento tem uma forte analogia com Cristo, como noivo e a IGREJA como a noiva. Bem como foi com Deus e com Israel no AT. Por tal motivo, a IDOLATRIA CULTUAL era considerada um ADULTÉRIO ESPIRITUAL. O conceito, a ideia ou essência do "AMBOS SERÃO UMA SÓ CARNE" Encontra ecos até o dia de hoje. Por isso Paulo, adverte os Coríntios a não se unir com uma prostituta (naquele caso, prostituição cultual a Afrodite, deusa do amor) porque certamente faz-se "um só corpo com ela". Nesse ponto a opinião de R.N. Champlin é interessante:

"Paulo injetou um significado místico na união do casamento, sugerindo haver uma combinação de energias vitais que transformava duas pessoas numa só, de uma forma indefinida mas real, mística (Efé, 5.31, 32). Ainda assim, o homem continua sendo o líder da mulher, bem como Cristo é o líder do homem (Efé. 5.23). Como há um tipo de união mística e compartilhamento de energia no ato sexual, o cristão deve tomar cuidado com tal união com uma mulher lasciva (I Cor. 6.15). O corpo de um homem tomou-se um templo para o Espírito, assim ele deve evitar infrações externas (I Cor. 6.14-16)" (Enciclopédia. R.N. Champlin p. 194)

O FATOR DEMONÍACO NO ATO CONJUGAL ADÚLTERO

Sim, acreditamos que existe um fator demoníaco na questão sexual de um casal cristão quando há ADULTÉRIO ENVOLVIDO. Já ouvi relatos de pessoas que, no ato sexual ADÚLTERO, perceberam nitidamente a possessão do parceiro (a). Há espíritos e entidades malignas interessadas na destruição de uma família via relação sexual. Por tal motivo, Paulo também nos adverte que NÃO deve haver ADULTÉRIO e também ABSTINÊNCIA do ATO SEXUAL. Por isso ele coloca homem e mulher em pé de igualdade: "Nem o homem nem a mulher tem domínio sobre o seu próprio corpo, mas cada um o tem sobre o outro", ou seja, minha vontade deve ser a dela também e vice-versa. Ademais, Paulo faz um GRAVE alerta contra a ABSTINÊNCIA SEXUAL no casamento, a falta de continuidade nas relações sexuais pois podem abrir portas para a ação demoníaca:

"A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. "Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio." 1 Coríntios 7:4,5 (NVI).

DEUS, A TERCEIRA DOBRA DO CASAMENTO

Portanto irmãos, manter a sacralidade do leito sem mácula não é uma tarefa fácil em um mundo tão SEXUALIZADO como vivemos tanto na questão dos costumes quanto na questão digital visto que a PORNOGRAFIA também tem sido um problema até no meio evangélico, não apenas entre Jovens mas líderes também são afetados. ENTÃO, se o sexo é criação divina, convide Deus para seu relacionamento conjugal, no sentido de ajudá-los nessa tarefa, afinal, como diz as escrituras, "um cordão de três dobras não se quebra facilmente" Ec. 4.12


ÀS VEZES, AS DUAS OUTRAS DOBRAS (MARIDO e ESPOSA) ESTÃO QUASE A QUEBRAR-SE, MAS A TERCEIRA DOBRA - DEUS, É INQUEBRÁVEL!


Abraços em Cristo Jesus

Enomir santos

179 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

55 11 995538832

©2020 por Guardiões da Arca. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page