top of page
Foto do escritorcarlosalmeidagesto

Bíblia e atualidade

Após a saída do povo Hebreu do Egito rumo a terra prometida, o Senhor veio a Moisés e o instruiu a estabelecer um conjunto de leis pelos quais a sociedade de então se organizaria.

613 no total, descritas nos livros de Êxodo, Levíticos, Deuteronômio, livros estes que estão contidos no conjunto literário conhecido como pentateuco, contendo instruções sobre temas ligados as leis civis, leis cerimoniais, leis de saúde pública e pessoal, leis morais (dez mandamentos).

Passado este período o povo hebreu se estabeleceu na terra prometida e passou a viver sob estas leis regidos por um conjunto de líderes conhecidos como Juízes capitaneados por Moisés, que por sua vez era instruído diretamente por Deus.

Decorrido mais um período o povo hebreu passa a clamar pela regência de um rei, assim como nas nações vizinhas (1 SM 8:4), e é atendido por Deus em seus clamores e a partir de então Saul é ungido rei sobre o povo, saindo então de um período de regência teocêntrica para um novo período de regência monárquica.

Durante todo o período monárquico Deus passa a instruir Seu povo por intermédio dos profetas.

Contidas em meio a estas instruções estava o anuncio da vinda de um ungido, o messias, pelo qual toda a humanidade haveria de ser liberta da escravidão do pecado e se religaria ao criador, abrindo a possibilidade da vida eterna.

Essas promessas se cumprem quando da primeira vinda de Cristo a terra, descrita a nós pelos evangelhos; o cumprimento da missão dada a cristo na terra.

João 19:30

E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

Abre as portas para a entrada do Espirito Santo e a inauguração do “Tempo da Graça”.

Desenvolvimento:

João 16: 7 e 8

Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei.

8 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo:

Todo o sacrifício de cristo na cruz do calvário, previsto desde antes da fundação do mundo; 1 Pd 1: 19 e 20 tinha por objetivo chegar aos tempos de hoje e abrir a possibilidade de que sob a atuação do Espírito Santo, nós viéssemos a ser os portadores da mensagem objetiva descrita no verso 8 do evangelho de João 16.

Hoje estamos todos isolados do convívio social, por ocasião da pandemia COVID 19, porém, nossa missão continua sendo a mesma, sermos instrumentos do Espirito Santo na divulgação da mensagem da salvação em Cristo Jesus, que convencerá o mundo.

E esse “divulgar” não pode estar limitado a palavras, mas sim, principalmente na atualidade, evidenciado explicitamente em nossas atitudes e decisões diante das incertezas destes tempos.

Enquanto a grande maioria da população vive o medo gerado por incertezas, nós, os que cremos em Cristo vivemos de certezas, baseadas em nossa FÉ... o firme fundamento das coisas que não se veem, mas se esperam...

Para nossa atualidade precisamos ter em mente, e refletidas em nossas atitudes diárias, essas certezas firmemente sustentadas pela nossa fé, convencendo a todos ao nosso redor:

1. Do pecado, porque não creem em mim.

Eu e você, quando manifestamos nossa fé, de forma realmente firme, acabamos por convencer aos demais de que eles estão errando o alvo (pecado – do grego Hamartia – errar o alvo), e ao invés de contaminarmos as pessoas com o tal vírus, os contaminamos com a nossa fé e eles param de errar o alvo.

2. Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me verei mais.

O nosso Deus é justo e sempre cumpre o combinado, Jesus cumpriu tudo o que foi determinado e partiu para receber aquilo que estava reservado a Ele nos céus, porém, deixou-nos sabedores de que...

João 14:1 – 3

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

3. Do Juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

Por mais que muitos de nós nos sintamos amedrontados com os acontecimentos atuais, muitas das vezes levados a desfalecer, esta afirmação de cristo é justa e verdadeira.

O que é do diabo está guardado...

Conclusão:

Sim, os tempos atuais estão sendo desafiadores, mas também estão nos conduzindo a uma maior comunhão com o Espirito Santo, permitindo que nós possamos demonstrar com nossas palavras e atitudes quem realmente somos.

Oremos ao Senhor, mantendo nossos olhos fixos no céu, pois afinal, como diz o salmista.

1 Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?


2 O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.

3 Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.

4 Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.

5 O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.

6 O sol não te molestará de dia, nem a lua, de noite.

7 O Senhor te guardará de todo mal; ele guardará a tua alma.

8 O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentáře


bottom of page